2.12.08

Voem, meus paulistanos.

Uma coisa muita interessante a respeito do Skycar é que existe uma possibilidade plausível dele se tornar um artigo de luxo, caro porém acessível às parcelas da população com alto poder aquisitivo.
Considerando-se que:

1) São Paulo tem uma parcela da população com alto poder aquisitivo (vide Shoppings Morumbi, Cidade Jardim, Higienópolis e Iguatemi, mais a "lojinha" da Daslu);
2) Tem a maior quantidade de tráfego de helicópteros no mundo (tente olhar pra cima durante o dia no centro expandido - garanto um helicóptero passando em no máximo 15 minutos);
3) Tem um trânsito infernal,

Gostaria de deixar estabelecida uma previsão, ou "chute pseudo-científico" para o futuro de São Paulo. Vamos chutar, conservadoramente, algo entre 30 e 50 anos.

Apesar do sistema proposto de programação automática de percurso, acredito na possibilidade de deixarem a pilotagem realmente na mão das pessoas (com algum auxílio computarizado, com certeza). Possivelmente, deveria haver um conjunto de microcâmeras espalhado entre em todos os pontos do veículo, para permitir subidas, descidas e outras conversões, além de um radar para facilitar essas manobras. Tudo integrado a um computador de bordo.

Questões de tráfego: Deveriam ser estabelecidos nos traçados das principais avenidas "ruas", com múltiplas "faixas" e uma faixa de mão ascensória à esquerda, e outra de mão descendente à direita (como já funciona em estacionamentos de vários andares). No entanto, para permitir subidas e descidas, provavelmente seriam necessários algum tipo de semáforos, para evitar confusões (ou esses semáforos estarem estabelecidos nas entradas dos bairros, fora das vias principais). Não acho que semáforos flutuantes pareçam uma boa idéia. Gosto mais da hipótese de canhões de laser de múltiplas cores para isso. Fora que a cidade pareceria incrível com fachos de luz colorida apontados para o céu, com carros voando e coisa e tal. Mas o mais provável de todos seriam torres de transmissão específica desses semáforos, em contato constante com os computadores de bordo, permitindo ou não a circulação (até porque os fachos coloridos só funcionariam à noite).

Onde guardar meu burrinho alado: Por mais que pareçam legais em histórias de FC, estacionamentos aéreos (e qualquer outro tipo de construção aérea - incluindo porta-aviões) são uma idéia estúpida. Para comportar esse tipo de veículo, casas poderiam simplesmente serem reforçadas para permitir o pouso no teto. O estacionamento ficaria no telhado, e pouparia um pouco de espaço. Inevitavelmente, as casas assim adpatadas incluiriam escadas para acesso ao estacionamento.
Prédios de apartamentos "pré-skycar" poderiam instalar estruturas de metal semi-cobertas (i.e. com uma entrada e uma saída) para servirem de estacionamento, normalmente no lado onde não tem "nada" atualmente (muitos prédios tem um lado assim), ou extensões nas varandas (em prédios com varanda).
Prédios totalmente modernos, "pós-skycar" podem ter um estacionamento integrado ao apartamento, que deslize para dentro e para fora do edifício, preservando a beleza dos prédios quando os carros não estiverem estacionados.

Tem mais algumas idéias sobre o futuro de São Paulo, mas pode ficar pra depois.

3 comentários:

Anônimo disse...

e quanto aos acidentes?...

Alvaro F. disse...

...


Iam ser divertidos de se filmar?

Fernando de Freitas Leitão Torres disse...

é.... Canto do Kender está tão desatualizado que está hosteado em blogspot. Você precisa conhecer o mundo maravilhoso de wordpress.